A pedana de Fossa Olímpica se divide em 5 posições, para cada posição se encontram 3 máquinas lançadoras de pratos enterradas em um fosso, que lançam os discos (pratos) a uma distância de 15 metros do atirador. sobreditos pratos, alcançam uma distância máxima de 76 metros.
Forma de lançamento é por sensor eletrônico do som (phono pull) isto é, imediatamente ao chamado, o prato é lançado numa velocidade inicial de ± 110km/h sendo variável de acordo com a máquina utilizada (braço).
Altura variando de 1,5 metros a 3,6 metros montados a 10 metros da máquina com ângulo que podem ir à 45° direita ou 45° esquerda no eixo contra.
O prato é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro.
O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina do conjunto, irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com excessão da fase final), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo.
O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 7 décimos de segundo e o segundo entre 9 à 10 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes. Existem 9 planilhas diferentes que são sorteadas antes do evento para regulagem das máquinas, altura e ângulos.
Limite de 24 gramas de chumbo por cartucho e o mais utilizado é de 7 ½.
Provas:
Provas Olímpicas e Pan-americanas
Provas ISSF (mundiais)
Provas Especiais (Brasil)
Categorias:
Fossa Olímpica Masculino
Fossa Olímpica Feminino